Às vezes, é difícil sobreviver as tempestades que a vida nos apresenta. Em meio aos nossos momentos de desespero, normalmente apelamos pro divino. Clamamos a Deus para que intervenha em nosso favor. Essa é uma reação natural de todos nós. Corremos pra Deus, buscando o seu consolo e a sua providência.


Certa vez¹, Jesus e seus discípulos estavam atravessando um rio de barco. Jesus aproveitou para dormir um pouco e, durante a viagem, eles enfrentaram uma grande tempestade que formou ondas tão grandes que o barco estava sendo inundado.

Os discípulos ficaram desesperados! Sentiam que estavam encarando a morte de perto. Até que não deu mais pra segurar o desespero e acordaram Jesus aos gritos :

Jesus! Jesus! Acorde. Estamos enfrentando uma grande tempestade e vamos todos morrer!

Jesus se levantou, repreendeu o vento e a tempestade se acalmou e ficou tranquilo. Então ele olhou para os discípulos e perguntou:

Por que você estão com tanto medo? Onde está a fé de vocês?


Dentre tantas lições que podemos tirar dessa história, umas das que eu mais gosto é a ideia de descansarmos no meio das tempestades. Deve ser por isso que dormir em dias de chuva é tão gostoso, rs.

Jesus quer que tenhamos a fé de que ele está conosco no barco.

Ele quer que saibamos que ele é o Senhor que controla toda e qualquer tempestade que estamos enfrentando. Quer que aprendamos a ter paz em meio as nossas tempestades. Enquanto os discípulos estavam desesperados, Jesus simplesmente dormia.

Creio que seja exatamente isso que ele espera da nossa fé, que entendamos a sua grandeza e a sua soberania em toda situação. Se a nossa vida está rendida a Jesus e ele sabe de todas as coisas, a tempestade pode até mesmo ser uma grande benção.

Quanta coisas olhamos pra trás e damos risadas hoje? Quanta situação que já vivemos que achávamos que era o fim do poço e na verdade era só uma porta que nos levaria pra um lugar ainda melhor?

Se Jesus está no barco, tudo ficará bem.

Muito mais do que acalmar a tempestade, é saber viver em paz no meio dela.

Essa é minha oração.

Com amor, Tihh Gonçalves ©


¹ Mateus 8.23–27 | Marcos 4.35–41 | Lucas 8.22–25

Um teólogo de quinta, pastor que não tem ovelha e pregador de um evangelho meio esquecido.