Padre voador: 15 anos da saga e tragĂ©dia do padre Adelir de Carli 🎈

COMP.

Hå exatos 15 anos, o Brasil acompanhava a história do padre Adelir AntÎnio de Carli, que decidiu embarcar em uma viagem inusitada a bordo de balÔes de gås hélio. Infelizmente, sua aventura acabou em tragédia.

Vamos relembrar essa história e entender as motivaçÔes de Adelir.

Nascido em Ampére, Paranå, em 8 de fevereiro de 1967, Adelir tornou-se padre em agosto de 2003 e assumiu a Paróquia de São Cristóvão, em Paranaguå. Lå, criou a Pastoral Rodoviåria, um projeto para ajudar caminhoneiros na região. Ele era um paraquedista experiente e pretendia voar com balÔes de gås hélio para chamar atenção e arrecadar dinheiro para construir um hotel para caminhoneiros.

Adelir ficou conhecido por suas açÔes em prol dos direitos humanos e pelas “aventuras aĂ©reas”. Em 2006, denunciou a violĂȘncia contra pessoas em situação de rua em ParanaguĂĄ. Ele tambĂ©m almejava quebrar o recorde de voo com balĂ”es de gĂĄs hĂ©lio, que pertencia a dois americanos que voaram por 19 horas.

Antes da fatídica viagem, Adelir fez um voo-teste até a Argentina. No dia 20 de abril, ele partiu de Paranaguå, Paranå, com a intenção de chegar a Dourados, Mato Grosso do Sul, em um voo de 20 horas. Surpreendentemente, atingiu uma altitude de 5.800 metros acima do nível do mar, quase o dobro do previsto.

Infelizmente, Adelir perdeu contato com as autoridades e enfrentou problemas com seu GPS. No dia 20 de abril, seu Ășltimo contato foi Ă s 21h, a cerca de 25 km de SĂŁo Francisco do Sul, Santa Catarina. Acredita-se que o mau tempo o levou em direção ao mar.

ApĂłs meses de buscas, os restos mortais do padre foram encontrados em 4 de julho de 2008, no mar, prĂłximo Ă  costa de MaricĂĄ, Rio de Janeiro. Foi confirmada sua identidade por meio de um exame de DNA.

O projeto de Adelir para caminhoneiros no ParanĂĄ, infelizmente, estĂĄ fechado atualmente. O valor investido pela parĂłquia na Ă©poca foi de cerca de R$ 800 mil.

Veja um vĂ­deo que fala sobre o voo:

COLUNAS

WhatsApp

Receba as novidades direto no seu WhatsApp. É bem simples e assim vocĂȘ nĂŁo perde nada. VocĂȘ pode escolher os temas abaixo e entrar nos grupos.