Além do Bem e do Mal

COMP.

Para além do bem e do mal, “às vezes Nietzsche parece estar gritando conosco; em outras parece sussurrar algo profundo em nossos ouvidos”, e nós nos tornamos encarregados de traduzir com a necessária urgência esse grito sussurrado, nessa mesa de amigos que precisam ser sinceros, mas ao mesmo tempo precisam gritar. Como explicar para alguém que já decidiu não entender. Como contradizer alguém que acredita cegamente em mentiras e nega verdades com veemência de uma suposta revelação divina? Precisamos manter a calma e falar de uma forma mansa e sussurrada até, com o forte desejo que a verdade enfim poderá triunfar.

Uma vez, há muito tempo, minha mãe me disse que eu havia recebido da divindade dela, o dom de falar a verdade de uma forma muito intensa, verdades essas que muitas vezes de forma errada, eu possa inclusive, ainda não tendo o tato suficiente da experiência, ter direcionado contra minha própria genitora. Da matriarca anabatista eu devo tudo de bom que eu julgue ter de qualidades em mim, dela e de meu velho e agnóstico pai. Me deram uma balança razoável para a vida. Um equilíbrio do qual me orgulho. Pois é com tristeza que hoje ela nega a verdade em minhas palavras, meus alertas do quando os evangélicos se afastam a passos largos do próprio Cristo que sempre amaram. 

Sim, dos 5 anos até os 35 eu fui um deles, eu vivi uma fase linda da minha vida, conheci amigos maravilhosos e inclusive a mulher que estou casado há 12 anos, lá no meio evangélico. Porém, para além do bem e do mal, hoje eu não consigo falar de uma forma que eles consigam entender. Por mais que eu tente, são os agnósticos como meu pai que conseguem hoje, discernir o que é, repito de verdade, do que é a mentira.

É frustrante, confesso, não conseguir expressar toda essa verdade de forma clara, comunicar de forma eficiente e com todo o amor que eu julgue sentir, principalmente para com os meus, que o que eles hoje pregam e defendem em nada se parece com o que me ensinaram na infância.

“Ensina a criança no caminho que deve andar e até quando for velho irá se lembrar desse caminho”

COLUNAS

WhatsApp

Receba as novidades direto no seu WhatsApp. É bem simples e assim você não perde nada. Você pode escolher os temas abaixo e entrar nos grupos.