🚀 ADIADO: Por questões técnicas, SpaceX adia lançamento da Starship, nave mais poderosa da história

COMP.

ATUALIZAÇÃO: 17/04/2023 às 13h30.

O tão esperado primeiro voo orbital da Starship, considerada a mais poderosa nave espacial já desenvolvida, foi adiado devido a questões técnicas. A SpaceX, empresa do visionário Elon Musk, criou a Starship para transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e Marte. Uma nova data para o lançamento será anunciada em breve e a previsão é que aconteça ainda esta semana.

A NASA já revelou que utilizará a Starship para levar astronautas de volta à Lua na missão Artemis 3, prevista para o final de 2025. Na Artemis 2, com destino à órbita lunar em 2024, a agência usará seu próprio veículo espacial, o Space Launch System (SLS).

No Twitter, Elon Musk mostrou seu entusiasmo com o teste mais avançado da Starship até agora: “Sucesso talvez, emoção com certeza“, escreveu. Esta será a primeira vez que a nave voará com sua configuração completa, incluindo o propulsor Super Heavy.

Em fevereiro, a SpaceX realizou um teste bem-sucedido de todos os 33 motores Raptor do primeiro estágio da Starship. O Super Heavy foi fixado ao solo para evitar a decolagem durante o lançamento estático.

🔍 Explore a Starship

A Starship é uma nave reutilizável desenvolvida pela SpaceX para transportar passageiros e carga ao espaço. Medindo aproximadamente 50 metros de altura e alcançando 120 metros quando integrada ao propulsor Super Heavy, é considerada a mais poderosa da história. De acordo com a empresa, a nave pode transportar até 150 toneladas, se for reutilizada, e até 250 toneladas, se puder ser descartada após uma missão.

Assim como o Falcon 9, a Starship foi projetada para múltiplos voos. No entanto, nesta missão, a SpaceX não tentará pousar a nave verticalmente, nem recuperar o foguete.

COLUNAS

WhatsApp

Receba as novidades direto no seu WhatsApp. É bem simples e assim você não perde nada. Você pode escolher os temas abaixo e entrar nos grupos.