Eis que o grande dia chegou! Nesta quinta-feira (20), o Twitter finalmente cumpre a promessa feita desde fevereiro pelo seu novo proprietário, Elon Musk, de eliminar os selos azuis dos perfis verificados pré-existentes. Como resultado, a plataforma também alterou seu nome jurídico para X Corp e prometeu reduzir o alcance e sinalizar posts com discurso de ódio.

Inicialmente, Musk havia anunciado que os selos desapareceriam em 3 de abril, mas essa data passou sem grandes mudanças – exceto para a conta do jornal The New York Times, que desafiou o bilionário ao afirmar que não assinaria o serviço corporativo.
De acordo com um ex-funcionário entrevistado pelo The Washington Post, a remoção dos selos azuis é um processo individual e demorado. Além disso, a remoção simultânea de todos os selos poderia “quebrar” o site, já que o algoritmo de recomendação de conteúdo do Twitter considera a presença do selo verificado.
No entanto, a partir desta tarde (20), os selos azuis começaram a desaparecer, conforme diversos relatos de usuários verificados na plataforma – inclusive jornalistas do Canaltech.
Agora, somente os assinantes do Twitter Blue, que pagam a partir de R$ 42 por mês, poderão ostentar o cobiçado selo azul de perfil verificado na rede social.